Setor - B - 2014

PRÉ EACRE – 2014

 

 Então ele lhe disse:

 "Levante-se e vá; a sua fé o salvou".

 

Com grande alegria e entusiasmo realizamos no dia 29Nov14, na Igreja Nossa Senhora Aparecida e São Francisco, o nosso Pré-Eacre. Com a presença de todos os CRE eleitos para o ano de 2015, Casais Ligação e Casais Apoio, o nosso encontro foi desenvolvido de maneira natural e fraterna. Iniciamos nosso Pré-Eacre com a entrada das velas simbolizando o início do Advento, da Sagrada Família, protetora do Setor B e da Bíblia Sagrada. Após, o Padre Ivan, SCE do Setor B, iniciou os nossos trabalhos fazendo a acolhida dos casais e a leitura de Lc 15, 11-19. Frisou que devemos reconhecer no Cristo o verdadeiro salvador, bem como o sentido extremo da palavra GRATIDÂO – “dez foram curados e apenas um voltou para agradecer”. Em seguida o Padre Leandro, da Igreja de Fátima, nos brindou com a palestra “A importância do SCE”. De forma objetiva o Padre Leandro apresentou os fundamentos da participação dos SCE nas ENS e delineou a responsabilidade que cada um tem na vida da equipe. Frisou que o SCE não é o “dono da equipe”, é apenas o conselheiro espiritual, deixando claro que a responsabilidade pela condução dos trabalhos das equipes de base é do CRE, em colegialidade com os outros membros da equipe, inclusive com o SCE. Comentou, também, sobre a carência de Padres e enfatizou que as equipes podem ser acompanhadas por leigos e religiosos – AET. No decorrer do Pré-Eacre, o casal Cristina e Carlos falaram sobre a função do CRE; o Casal Claudinéia e Alexandre abordaram o tema sobre a Escuta da Palavra e o Casal Vânia e Ailton fizeram uma exposição sobre a Meditação. E finalizando a sequência de palestras, o CRS abordou temas variados, dando ênfase às orientações para o ano de 2015, destacando de forma bem superficial o Tema, o Lema e as Linhas de Ação, pois estes assuntos serão aprofundados durante o EACRE 2015. O Pré-Eacre foi encerrado com a oração do Ângelus e o canto do Magnífica. Destaca-se a participação de todos os CRE eleitos, com exceção de um casal que enviou um representante da equipe. O nosso coral foi abençoado com a Gerusa, Osvaldo, João Romão e Mônica. O Pré-Eacre foi um momento de primeiro contato com os CRE eleitos e serviu para que as primeiras orientações fossem transmitidas, bem como que o exercício da responsabilidade dentro do Movimento deve ser encarado como mais uma oportunidade de servir a Deus. Que Maria, Mãe de Cristo e nossa Mãe, continue guiando os passos do Setor B em 2015 em direção a seu Filho Jesus Cristo.

 

29 de novembro de 2014.

Adriana, Dimas e Padre Ivan

 

RETIRO - 2014

 

Retirar-se em família para encontrar com o Pai

 

No gostoso clima de Serra Negra/SP nós nos encontramos nos dias 22, 23 e 24 de agosto de 2014 para realizar o encontro mais profundo com Deus, o Retiro anual do Setor B, cujo tema foi: “Em família, queremos viver a alegria do evangelho”. Foi um ano de preparação, com reuniões, ensaios do coral, preparação das lembrancinhas, apostila, etc. Tudo isso feito com muito amor, simplicidade e em equipe. Ao término do retiro nós vimos que tudo valeu a pena, pois o Espírito Santo esteve à frente conduzindo todos os trabalhos. A simplicidade e a competência do nosso pregador, Padre Ivan, permitiram que a luz de Cristo inundasse o nosso coração, e a alegria do Evangelho pode ser sentida nas palavras fecundas do Padre Ivan e nos desertos realizados a sós e a dois. Foram momentos de intenso encontro com o Pai, tendo sempre como mestra e guia a nossa Virgem Santíssima. Voltamos renovados e motivados a ir além daquilo que nos propusemos no início da caminhada. Ousar o evangelho passou a ser para nós uma regra de vida. Que Deus seja sempre louvado.

 

Adriana e Dimas

MUTIRÃO – SETOR “B”

 

      No dia 12 de abril de 2014 foi realizado o “Mutirão do Amor” do setor B, momento de formação incentivado pelo Movimento que “tem como objetivo ainda, envolver um bom número de casais e equipes, uns ajudando aos outros na reflexão sobre a vida em equipe e sobre nossa caminhada para a santidade.” Além disso, busca despertar em cada um dos equipistas uma forma inovadora de apresentar, aprender e compartilhar as ferramentas que as ENS oferecem para a santificação dos casais. No caso específico do nosso Mutirão os PCEs foram carinhosamente estudados e apresentados.

      A abertura do Mutirão foi realizada com uma iluminada reflexão do querido Padre Celso. Ele, do seu jeito peculiar, nos mostrou claramente o que é ser um verdadeiro equipista. Fez-nos raciocinar sobre o privilégio de pertencer a este lindo Movimento que contribui fortemente para o nosso crescimento pessoal e matrimonial, dando um verdadeiro formato cristão às nossas famílias. Exaltou a importância do entendimento e realização dos PCEs e nos chamou à responsabilidade de sermos autênticos cristãos católicos.

     As apresentações das equipes deram um ar todo descontraído ao Mutirão. Mesmo tratando de um tema tão relevante, PCEs, a alegria e a descontração contribuíram para que as mensagens fossem transmitidas de forma leve e objetiva, o que permitiu uma grande sinergia entre os equipistas presentes. Foi extremamente contagiante o esmero no preparo das apresentações de todas as equipes que participaram do Mutirão, sendo esta uma forte demonstração do compromisso assumido diante do chamamento do Senhor.

     Com mais esse Mutirão o Setor “B” reafirma o compromisso de continuar animando os casais equipistas a lançarem as suas redes em águas mais profundas para melhor compreenderem este chamado de Cristo – Vem e Segue-Me. Certamente Maria, nossa Mãe Santíssima, esteve à frente dos nossos trabalhos e jogou por terra todos os obstáculos que surgiram para dificultar a realização do nosso Mutirão. Certamente, a Sagrada Família, que é o nosso modelo, guia e inspiração, estava ao nosso lado, abençoando e dignificando aquela tarde dedicada exclusivamente ao nosso Criador.

     De tudo isso, podemos dizer com muita tranquilidade – Valeu a pena. Obrigado a todos os equipistas do Setor “B” que elevaram suas mãos para glorificar o Senhor no nosso Mutirão.

 

 

Adriana e Dimas

Casal Responsável do Setor “B”