RETROSPECTIVA REGIONAL 2015

Ó, SENHORA, MÃE E ESTRELA GUIA, A VÓS CONSAGRAMOS NOSSO “VEM E SEGUE-ME” 2015 !
 
OBRAS DO SENHOR, BENDIZEI O SENHOR!

EDITORIAL:

Ao fim de mais um ano da graça do Senhor, convidamos todas as ENS para uma retrospectiva MINAS III, sob o aconchego do Manto da Virgem de Fátima. Quanta paz e serenidade a Mãe da Igreja exala ao nosso pobre coração!

Ajudai-nos, oh Mãe, com os olhos do seu doce coração, melhor conseguirmos ver, ouvir, sentir e experimentar a Ternura de Deus. Quanto amor derramado!

Se hoje somos mais ousados na fé e preparados para bendizer o Senhor para  sempre...em todas as circunstâncias da vida,  com a certeza de que nossa salvação só pode Dele vir, então valeu a pena ousar o evangelho e discernir os sinais de esperança, mesmo nas turbulências da vida e do tempo.

Ao Senhor nos entregamos, Nele colocamos nossa esperança, a Ele ofertamos a lapidação da nossa alma.   

Pe. Roger Tandonnet nos diz:“uma responsabilidade espiritual só pode ser recebida do Senhor e ninguém pode se apropriar dela. Isto quer dizer que é preciso manter-se em união com  aquele que nos confiou esta responsabilidade”.

Que o Senhor ouça nossa gratidão, como a Jeremias: 6 não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

Ao término desta etapa da Missão, nossos corações se alegram no Senhor,  porque estamos aprendendo a  estar sempre  “ prontos a dar a razão da vossa esperança” ( 1Pd3,15)

 

TRAVESSIA ABENÇOADA :

 

Para alavancar o ano, um EACRE intenso e fervoroso, na UNIVAS com apoio dos SCEs: Pe. Ferreira, Pe. Adilson, Pe. Ivan e do Casal da Comunicação Externa da SRB, Cristiane e Brito.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao longo do ano decorreram muitas ORAÇÕES E FORMAÇÕES, os Pós EACREs e os MUTIRÕES bem participativos e criativos, para nos revigorarmos nas fontes cristalinas dos documentos do Movimento e escritos do Pe. Caffarel.

 

 

Todos os meses lindas celebrações preparadas com carinho pela ENS escalada e oportunas homilias de nossos SCEs, para ungir nossa Espiritualidade Conjugal com a Escuta da Palavra. E ao longo do ano, momentos de ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO, tanto nos Retiros como nas paróquias de maior engajamento dos casais e seus setores. E também missas celebradas em Ação de Graças na Semana Nacional da Família e na ocasiões jubilares para algumas ENS:

Mostrar Mais

Acendendo o fogo da FORMAÇAO, Cônego Vonilton, no setor BM, presenteou-nos com a SF I, ENS:SINAIS DE ALEGRIA E FÉ,  sob o Manto de Nossa Senhora do Carmo , nosso coração foi alargado por sua sabedoria e amor a Santa Igreja! Seis casais foram à SF III em Belo Horizonte - MG para conhecer mais profundamente as origens das ENS, ouvindo e aprendendo a amar nosso Movimento com o  Casal Provincia, Bete e Carlos Alberto  e Casal SRB, Hermelinda e Arturo.

Motivando as vocações sacerdotais e retribuindo um pouco de tudo que os SCE nos auxiliam espiritualmente, o Projeto Vocacional das ENS, partilha da contribuição mensal do Movimento, chegou este ano à nossa Arquidiocese.

A solidariedade das ENS fortaleceu a NOITE ITALIANA  beneficente ao Seminário Claretiano e os trabalhos da Pastoral Vocacional com o Pe. Ferreira e Pe. Francisco. Depois ainda tivemos a oportunidade de colaborar com o I Café Colonial.

 

Iluminados pelo Santo Espírito, sob a presidência do Pe. Alexandre (SRS) e Pe. Marcos (BM) realizamos dois discernimento setoriais. Momentos fortes de oração e busca da vontade do Senhor para os amados setores.

Após comemorarmos a alegria da família e o dia dos namorados nos diversos municípios da nossa região, como ansiosamente esperávamos chegou Junho: o ENCONTRO NACIONAL DE APARECIDA,  A FESTA DA ALEGRIA E DO AMOR CONJUGAL

Peregrinamos para Aparecida! Que vinho saboroso ali provamos e brindamos com o Pe. Ferreira e dezenove casais MINAS III presentes. E em seguida a Sessão de Formação Nacional para casais de todo Brasil, participando nosso amado  o casal,  Vera e Luiz - Setor A de Pouso Alegre,  maravilhando-se  com a beleza do movimento.

As EQUIPES DE SETOR e COLEGIADO sempre crescendo com o fermento de unidade e partilha de responsabilidade, encorajava-nos e animava-nos a ousar o Evangelho, orantes, participativos e fraternos, nos vários âmbitos: Setorial, Regional e Provincial para  repasse e encaminhamento  das Orientações da SRB.

Mostrar Mais

Também  aconteceram seis RETIROS, abençoando nossos casais e aumentando-lhes  a ESPERANÇA e a SANTA  TEIMOSIA DO AMOR MATRIMONIAL que faz brilhar a ressurreição de Cristo na escuridão do mundo . Foram SCEs pregadores com muita autenticidade ministerial e amor às ENS : Pe. Francisco , Pe. Adilson, Pe. Vanildo, Pe. Jésus Andrade e Pe. Ivan aos quais muito agradecemos o empenho. Momentos de intensa espiritualidade muito esperados pelos equipistas que já tomaram consciência da importância de Escutar o Senhor, no silencio do deserto e aplainar as veredas do coração.

Depois do precioso  e norteador COLEGIADO NACIONAL de Itaici, em agosto,com SCEs, CRRs e CRPs de todo Brasil,

a COLEGIALIDADE INTERNACIONAL da ERI nos brindou com o ENCONTRO DE REGIONAIS, em setembro e nos possibilitou uma grande graça:  audiência privada com o Santo Padre , o Papa Francisco.

Em setembro, casais de todos os setores participaram na UNIVAS das INTEREQUIPES vivendo um bonita experiência de oração e formação, com ênfase ao Livro Nas ENCRUZILHADAS DO AMOR de Pe. Caffarel.

A PEREGRINAÇAÕ  à Paróquia de Fátima foi alegre, celebrativa da unidade, do encontro regional  e caminhamos cantando e rezando o Amor do Sacramento do Matrimonio, ainda  possível, belo e fecundo. Alegres encerramos com uma linda Eucaristia celebrada pelo Pe. Adilson que nos fez compreender o sentido espiritual de peregrinar.

Devagarinho fomos despedindo dos CRS dos setores de Borda da Mata e Santa Rita do Sapucaí, Silvana & Jésus e Luciane e Marcelo, após um fecundo tempo de semeadura determinada, entregue, orante e confiante. Obrigada Senhor por este tempo de convivência aprendiz e fraterna. Que o tanto amor derramado frutifique eternamente os amados setores.

E fomos acolhendo com carinho o ungido vigor dos novos casais chamados por Deus para Missão, Luciana & Antônio e Juliana & Rômulo, numa transição tranquila e ungida.A  posse foi  no ENCONTRO PROVINCIAL, momento fecundo e oportuno  para multiplicarmos as águas da fonte do Colegiado Nacional de Itaici e fortalecermos a COLEGIALIDADE PROVINCIAL.

Pela graça de Deus, na expansão desta saborosa Vinha das ENS surgiram mais três novas Experiência Comunitárias e já estamos esperando no Senhor pela  quarta em período de informação. Casais foram também enxertados nas ENS que abriram o coração para esta imensa graça de renovar-se nas surpresas que Deus nos reserva quando colocamos outros casais na travessia da nossa ENS..

Na luz do Santo Espírito, casais foram chamados para Amar mais a sua ENS no próximo ano, como CRE e tomaram posse desta graça  com o coração honrado e desejoso de servir o Movimento e aprofundar sua Mística e Carisma. Linda Eucaristias, oportunidade para bebermos da sabedoria dos SCEs:Pe.Alexandre(SRS), Pe.Vilson(BM) e  Pe. Ivan(PA)

E chegamos mais uma vez ao Pré EACRE para celebrar a unidade nos setores e a esperança de um 2016 rico em graça e sabedoria com o comprometimento, oração e confiança de todos os equipistas, dando testemunho de ajuda –mútua e da busca da santificação  conjugal. 

Nosso arcebispo, Dom Majella  com Pe. João  Bosco e Cônego Vonilton nos presentearam juntamente com outros  movimentos e pastorais da Arquidiocese com manhãs de  Formação sobre SER IGREJA: O ROSTO DAS COMUNIDADES, orientando-nos para uma IGREJA EM SAÍDA, COMUNIDADE ORANTE, SAMARITANA E EUCARÍSTICA COM MAIS AFETO, ESCUTA, HUMILDADE, SOLIDARIEDADE E COMPAIXÃO. Em estado permanente de missão e também de proclamação silenciosa e eficaz.

E para dar graças ao Senhor por um ano tão intenso e fervoroso chegam às preciosas e revigorantes confraternizações  próprias do  Advento do Senhor e daqueles que sempre esperam no Senhor! SER EQUIPISTAS É BOM DEMAIS!

12