RETROSPECTIVA REGIONAL 2015

Ó, SENHORA, MÃE E ESTRELA GUIA, A VÓS CONSAGRAMOS NOSSO “VEM E SEGUE-ME” 2015 !
 
OBRAS DO SENHOR, BENDIZEI O SENHOR!

EDITORIAL:

Ao fim de mais um ano da graça do Senhor, convidamos todas as ENS para uma retrospectiva MINAS III, sob o aconchego do Manto da Virgem de Fátima. Quanta paz e serenidade a Mãe da Igreja exala ao nosso pobre coração!

Ajudai-nos, oh Mãe, com os olhos do seu doce coração, melhor conseguirmos ver, ouvir, sentir e experimentar a Ternura de Deus. Quanto amor derramado!

Se hoje somos mais ousados na fé e preparados para bendizer o Senhor para  sempre...em todas as circunstâncias da vida,  com a certeza de que nossa salvação só pode Dele vir, então valeu a pena ousar o evangelho e discernir os sinais de esperança, mesmo nas turbulências da vida e do tempo.

Ao Senhor nos entregamos, Nele colocamos nossa esperança, a Ele ofertamos a lapidação da nossa alma.   

Pe. Roger Tandonnet nos diz:“uma responsabilidade espiritual só pode ser recebida do Senhor e ninguém pode se apropriar dela. Isto quer dizer que é preciso manter-se em união com  aquele que nos confiou esta responsabilidade”.

Que o Senhor ouça nossa gratidão, como a Jeremias: 6 não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

Ao término desta etapa da Missão, nossos corações se alegram no Senhor,  porque estamos aprendendo a  estar sempre  “ prontos a dar a razão da vossa esperança” ( 1Pd3,15)

 

TRAVESSIA ABENÇOADA :

 

Para alavancar o ano, um EACRE intenso e fervoroso, na UNIVAS com apoio dos SCEs: Pe. Ferreira, Pe. Adilson, Pe. Ivan e do Casal da Comunicação Externa da SRB, Cristiane e Brito.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao longo do ano decorreram muitas ORAÇÕES E FORMAÇÕES, os Pós EACREs e os MUTIRÕES bem participativos e criativos, para nos revigorarmos nas fontes cristalinas dos documentos do Movimento e escritos do Pe. Caffarel.

 

 

Todos os meses lindas celebrações preparadas com carinho pela ENS escalada e oportunas homilias de nossos SCEs, para ungir nossa Espiritualidade Conjugal com a Escuta da Palavra. E ao longo do ano, momentos de ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO, tanto nos Retiros como nas paróquias de maior engajamento dos casais e seus setores. E também missas celebradas em Ação de Graças na Semana Nacional da Família e na ocasiões jubilares para algumas ENS:

12
12
press to zoom
11
11
press to zoom
13
13
press to zoom
14
14
press to zoom
15
15
press to zoom
17
17
press to zoom

Acendendo o fogo da FORMAÇAO, Cônego Vonilton, no setor BM, presenteou-nos com a SF I, ENS:SINAIS DE ALEGRIA E FÉ,  sob o Manto de Nossa Senhora do Carmo , nosso coração foi alargado por sua sabedoria e amor a Santa Igreja! Seis casais foram à SF III em Belo Horizonte - MG para conhecer mais profundamente as origens das ENS, ouvindo e aprendendo a amar nosso Movimento com o  Casal Provincia, Bete e Carlos Alberto  e Casal SRB, Hermelinda e Arturo.

Motivando as vocações sacerdotais e retribuindo um pouco de tudo que os SCE nos auxiliam espiritualmente, o Projeto Vocacional das ENS, partilha da contribuição mensal do Movimento, chegou este ano à nossa Arquidiocese.

A solidariedade das ENS fortaleceu a NOITE ITALIANA  beneficente ao Seminário Claretiano e os trabalhos da Pastoral Vocacional com o Pe. Ferreira e Pe. Francisco. Depois ainda tivemos a oportunidade de colaborar com o I Café Colonial.

 

Iluminados pelo Santo Espírito, sob a presidência do Pe. Alexandre (SRS) e Pe. Marcos (BM) realizamos dois discernimento setoriais. Momentos fortes de oração e busca da vontade do Senhor para os amados setores.

Após comemorarmos a alegria da família e o dia dos namorados nos diversos municípios da nossa região, como ansiosamente esperávamos chegou Junho: o ENCONTRO NACIONAL DE APARECIDA,  A FESTA DA ALEGRIA E DO AMOR CONJUGAL

Peregrinamos para Aparecida! Que vinho saboroso ali provamos e brindamos com o Pe. Ferreira e dezenove casais MINAS III presentes. E em seguida a Sessão de Formação Nacional para casais de todo Brasil, participando nosso amado  o casal,  Vera e Luiz - Setor A de Pouso Alegre,  maravilhando-se  com a beleza do movimento.

As EQUIPES DE SETOR e COLEGIADO sempre crescendo com o fermento de unidade e partilha de responsabilidade, encorajava-nos e animava-nos a ousar o Evangelho, orantes, participativos e fraternos, nos vários âmbitos: Setorial, Regional e Provincial para  repasse e encaminhamento  das Orientações da SRB.

61
61
press to zoom
60
60
press to zoom
59
59
press to zoom
58
58
press to zoom
57
57
press to zoom
52
52
press to zoom
53
53
press to zoom
54
54
press to zoom
55
55
press to zoom

Também  aconteceram seis RETIROS, abençoando nossos casais e aumentando-lhes  a ESPERANÇA e a SANTA  TEIMOSIA DO AMOR MATRIMONIAL que faz brilhar a ressurreição de Cristo na escuridão do mundo . Foram SCEs pregadores com muita autenticidade ministerial e amor às ENS : Pe. Francisco , Pe. Adilson, Pe. Vanildo, Pe. Jésus Andrade e Pe. Ivan aos quais muito agradecemos o empenho. Momentos de intensa espiritualidade muito esperados pelos equipistas que já tomaram consciência da importância de Escutar o Senhor, no silencio do deserto e aplainar as veredas do coração.

Depois do precioso  e norteador COLEGIADO NACIONAL de Itaici, em agosto,com SCEs, CRRs e CRPs de todo Brasil,

a COLEGIALIDADE INTERNACIONAL da ERI nos brindou com o ENCONTRO DE REGIONAIS, em setembro e nos possibilitou uma grande graça:  audiência privada com o Santo Padre , o Papa Francisco.

Em setembro, casais de todos os setores participaram na UNIVAS das INTEREQUIPES vivendo um bonita experiência de oração e formação, com ênfase ao Livro Nas ENCRUZILHADAS DO AMOR de Pe. Caffarel.

A PEREGRINAÇAÕ  à Paróquia de Fátima foi alegre, celebrativa da unidade, do encontro regional  e caminhamos cantando e rezando o Amor do Sacramento do Matrimonio, ainda  possível, belo e fecundo. Alegres encerramos com uma linda Eucaristia celebrada pelo Pe. Adilson que nos fez compreender o sentido espiritual de peregrinar.

Devagarinho fomos despedindo dos CRS dos setores de Borda da Mata e Santa Rita do Sapucaí, Silvana & Jésus e Luciane e Marcelo, após um fecundo tempo de semeadura determinada, entregue, orante e confiante. Obrigada Senhor por este tempo de convivência aprendiz e fraterna. Que o tanto amor derramado frutifique eternamente os amados setores.

E fomos acolhendo com carinho o ungido vigor dos novos casais chamados por Deus para Missão, Luciana & Antônio e Juliana & Rômulo, numa transição tranquila e ungida.A  posse foi  no ENCONTRO PROVINCIAL, momento fecundo e oportuno  para multiplicarmos as águas da fonte do Colegiado Nacional de Itaici e fortalecermos a COLEGIALIDADE PROVINCIAL.

Pela graça de Deus, na expansão desta saborosa Vinha das ENS surgiram mais três novas Experiência Comunitárias e já estamos esperando no Senhor pela  quarta em período de informação. Casais foram também enxertados nas ENS que abriram o coração para esta imensa graça de renovar-se nas surpresas que Deus nos reserva quando colocamos outros casais na travessia da nossa ENS..

Na luz do Santo Espírito, casais foram chamados para Amar mais a sua ENS no próximo ano, como CRE e tomaram posse desta graça  com o coração honrado e desejoso de servir o Movimento e aprofundar sua Mística e Carisma. Linda Eucaristias, oportunidade para bebermos da sabedoria dos SCEs:Pe.Alexandre(SRS), Pe.Vilson(BM) e  Pe. Ivan(PA)

E chegamos mais uma vez ao Pré EACRE para celebrar a unidade nos setores e a esperança de um 2016 rico em graça e sabedoria com o comprometimento, oração e confiança de todos os equipistas, dando testemunho de ajuda –mútua e da busca da santificação  conjugal. 

Nosso arcebispo, Dom Majella  com Pe. João  Bosco e Cônego Vonilton nos presentearam juntamente com outros  movimentos e pastorais da Arquidiocese com manhãs de  Formação sobre SER IGREJA: O ROSTO DAS COMUNIDADES, orientando-nos para uma IGREJA EM SAÍDA, COMUNIDADE ORANTE, SAMARITANA E EUCARÍSTICA COM MAIS AFETO, ESCUTA, HUMILDADE, SOLIDARIEDADE E COMPAIXÃO. Em estado permanente de missão e também de proclamação silenciosa e eficaz.

E para dar graças ao Senhor por um ano tão intenso e fervoroso chegam às preciosas e revigorantes confraternizações  próprias do  Advento do Senhor e daqueles que sempre esperam no Senhor! SER EQUIPISTAS É BOM DEMAIS!